sábado, 15 de abril de 2017

Páscoa, Ovos, Coelhos e Renascimento. A Deusa Eostre.

Páscoa, Ovos, Coelhos e Renascimento. A Deusa Eostre.


Páscoa, celebração cristã que comemora a ressurreição de Cristo, o retorno à vida.
Em inglês Easter e em alemão Ostern, termos derivados da deusa Eostre, também conhecidacomo Eastre, Esther, Ostera, Oester e sua celebração Ostara, que comemora a chegada da Primavera.

Eostre é uma deusa donzela, deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo saxônica, nórdica e germânica. Seu símbolo é a lebre e o ovo. A lebre (ou coelho) representa a fertilidade pelo seu poder de se reproduzir rapidamente e em grande quantidade, e o ovo representa os novos começos, a renovação, o início de uma nova vida.

Eostre tinha adoração por crianças, adorava cantar e lhes entreter, elas a seguiam onde quer que ela fosse.
Um dia, Eostre, estava sentada com as crianças em um jardim e um pássaro voou sobre ela e pousou em sua mão. Eostre, após dizer algumas palavras mágicas, o transformou em uma lebre, deixando as crianças maravilhadas. Mas com o tempo perceberam o animal infeliz com a transformação, pois não podia mais cantar e voar. Logo, as crianças pediram que revertesse o encantamento, mas Eostre não conseguia. Então, esperou o inverno passar e na chegada da Primavera, quando seus poderes se tornam mais fortes, a Deusa transformou a lebre novamente em pássaro que comemorando sua liberdade botou ovos em homenagem à Eostre e às crianças, em agradecimento transformou-se novamente em lebre, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.
E, Eostre para lembrar as pessoas de seu ato tolo de transforma-lo em lebre sem seu consentimento, interferindo no seu livre-arbítrio, inscreveu a figura da lebre na lua, que pode ser vista até hoje por nós.
 
Páscoa, ovos coloridos, coelho, renascimento e primavera. O que tem em comum?

Tanto a páscoa cristã como as celebrações de chegada da Primavera celebram a chegada ou retorno à vida.
A chegada da Primavera, depois do inverno, o retorno à vida após o recolhimento. Cristo ressuscitou após um período de recolhimento.
Celebrações à deusa Eostre eram comemoradas no primeiro domingo de Lua Cheia após o equinócio de Primavera (no hemisfério norte), na mesma data em que celebramos a Páscoa.
Nos cultos à Deusa, ovos pintados com vários símbolos mágicos eram lançados ao fogo ou enterrados como oferenda. Este antigos cultos foram absorvidos e misturados às comemorações judaico-cristãs e se transformaram no costume da entrega do ovos pelo coelho e troca de ovos durante a Páscoa, que celebra o renascimento, o ressurgimento de uma vida nova, a ressurreição d'Aquele que morreu e renasceu. 
É o momento de deixar nascer aquilo que deixamos morrer, deixar surgir o novo e deixar crescer aquilo que plantamos com amor.

Boa Páscoa! Feliz Ostara (hemisfério norte)!
Sob as benção do Cristo Ressucitado e da Deusa Eostre vivos nos símbolos da Páscoa!
Que os coelhinhos incrivelmente férteis lhe tragam muitas coisas novas através dos ovos deliciosamente feitos de chocolate!




Saphyra (Cristiane Wilson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário