quarta-feira, 18 de março de 2015

Círculo Precioso Jade

Círculo Precioso Jade - escrito por Saphyra

Chegou o dia de mais um Círculo Precioso! Aquele encontro tão esperado e que a cada dois meses esperamos com grande expectativa, sabemos a data, desconfiamos do tema, mas só saberemos que caminho ele vai seguir no momento presente. Será este o grande atrativo que nos faz estar presente? A curiosidade instigada? O que gera em nós a necessidade de "estar"?

Ao abrir o espaço me deparo com a imagem do Lord Ganesha, aquele que me recebe todos os dias ao adentrar neste espaço, é preciso preparar o ambiente que ficará a espera de mulheres, quantas? É sempre uma surpresa.

Silvana é a primeira a chegar, e prepara o altar, enquanto eu recepciono quem devagar vai chegando.
Altar preparado, mulheres sentando para compor este Círculo, um aroma no ar, um som e sorrisos.
Silvana, Cássia, Mariana, Ila, Marlêne, Luciana, Bete e eu - Somo em 8, o número do infinito, aquele que gira, o que faz o dinheiro circular, o dinheiro que instiga mais ainda nossa curiosidade: porque dinheiros simbólicos compõem o altar?
Três 'caras' novas despertam o interesse: "quem são elas?", é necessário uma apresentação e o que faz com que cada uma esteja aqui, na dança e neste momento presente, é exposto em cada fala:
Aquela que teve sua primeira aula no dia anterior, hoje está presente neste Círculo e nos fala sobre a dança como um reencontro. E há a outra que afirma que através da dança é como se Deus ficasse perto de nós. E há aquela que não encontra explicação no porquê abrimos mão de qualquer coisa para estar aqui.




Em nosso altar, baseado na pedra do dia "Jade", representada dentro de uma lamparina, simbolizada pelo tecido verde, vem associada com a prosperidade. Aquela que também tem uma forte conexão com a alegria. A taça com água mostra a pureza da pedra, associada também ao símbolo da vida.
O dinheiro, muito verde, e o Senhor Ganesha, o mesmo que nos recepcionou ao chegar a este espaço, a este Círculo.
E a proposta de conversa trazida pela Silvana partiu da sua pesquisa referente a pedra Jade, que pode ser visualizada nesta postagem: A Pedra Jade




* O que é prosperidade?
* Você é próspero?
* Qual sua relação com o dinheiro?
* Qual o papel do dinheiro? Que lugar ele ocupa na sua vida?

"A prosperidade deve trazer felicidade", e de repente a conexão entre as qualidade da nossa Jade.
"O universo é abundante", "estar no lugar certo, na hora certa e confiar que Deus te leva", "a importância de nos conectar com nossos talentos"...

E qual seria esta relação entre prosperidade e felicidade? Dinheiro traz felicidade ou felicidade traz o dinheiro?
Sim, sabemos da importância do dinheiro, ter ou não ter não é a questão, mas como nos relacionamos com ele e de que maneira ele está ligado a sua felicidade.
"Tirar de dentro de você o que te traz felicidade"

Levamos o foco ao que nos dá prazer e o quanto o dinheiro contribui ou não para isto.

E, caminhando para a felicidade, olhamos para a Jade sob outra perspectiva, a que me traz alegria, se de alguma forma estes dois assuntos estão conectados, esta é a reflexão.

O que te faz feliz?
É a pergunta respondida através de traços e cores que ganham muitas interpretações,
imagens que podem falar mais do que frases e palavras e um papel que não comporta tudo que nos dá prazer, alegria, felicidade...

Alegria é um sentimento de contentamento, de prazer de viver, júbilo, satisfação, exultação. Nas pessoas costuma ser expresso através de sorrisos (Wikipédia)

O exercício foi despertar o sorriso no outro e a reflexão: o quanto levamos alegria aos outros? De que forma? E como isso se dá no seu dia a dia.

Uma proposta lançada: 21 dias trabalhando a visualização de uma imagem e uma lista de alegrias.
Como cada um receberá esta proposta? Quanto estaremos abertas a exercitar? Como isso reverberará em cada uma?  O que pode mudar?
Estar aberta a um exercício e tentar...

21 dias depois - o retorno
Apenas alguns depoimentos sobre este processo, se aconteceu ou não aconteceu:
Algumas pessoas que se propuseram a fazer, foram transformando a imagem da melhor forma, como sentiram-se mais a vontade, como foi o meu caso e é de grande valia! O fato de transformar a imagem visualizada já apresenta que algo se transformou.
No meu caso, a lista de alegrias passou a fazer parte do meu cotidiano, e eu já não senti mais a necessidade de escreve-las, mas todos os dias penso no assunto e lanço olhar sobre a alegria do dia, ciou-se um hábito!
O não acontecer é algo a se pensar também e de repente tentar mais uma vez. Quais foram os motivos que fizeram desistir ou nem começar? Quais foram as dificuldades?




"A alegria não está nas coisas, está em nós" (Goethe)

Fique a vontade para deixar seu comentário deixando sua dica para encontrar a alegria dentro de si.  que você recomenda?

Círculo Precioso Jade
Realizado em 22/02/2015
Escrito em 18/03/2015 (por Saphyra Cristiane Wilson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário